Se você é um trabalhador autônomo, pequeno empreendedor ou empresário, uma das perguntas que aparecem à mente é sobre as vantagens ou o momento certo de se abrir ou possuir uma conta jurídica. Entre as modalidades que existem no Brasil, podemos encontrar a conta digital PJ e a conta jurídica tradicional.

Abrir uma conta digital PJ requer que o empreendedor conclua passos simples na plataforma do banco escolhido. Para isso, é necessário internet, computador, celular e alguns documentos específicos – mas nada de outro mundo! Veja o caminho para abrir a sua e saiba se você está no momento de avançar mais este degrau.

Ambas oferecem serviços bancários, com a diferença básica de que uma é executada em ambiente virtual e a outra, em físico. E, especificamente, pelo fato de a conta digital só existir na tela do computador e do celular, surgem dúvidas sobre como fazer o processo de abertura.

Abrir uma conta digital PJ requer que o empreendedor conclua passos simples na plataforma do banco escolhido. Para isso, é necessário internet, computador, celular e alguns documentos específicos – mas nada de outro mundo! Então, de forma bem simples, tiramos as principais dúvidas. Veja o caminho para abrir a sua e saiba se você está no momento de avançar mais este degrau.

Características da conta digital PJ

Bancos e fintechs (startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro) oferecem serviços digitais, oferecendo suporte técnico nas orientações do dia a dia. Mas, o que significa ter uma conta digital?

  • Você precisa apenas de internet, computador e aparelho celular;
  • Você mesmo envia seus emails para a plataforma do banco escolhido;
  • Você recebe em casa o cartão do banco escolhido;
  • Todas as transações são feitas pela internet, a qualquer hora do dia;
  • O banco digital tem semelhantes funcionalidades de um banco físico;
  • Há uma facilidade no processo de abertura e manutenção das contas;
  • As taxas de manutenção costumam ser zero ou com valores acessíveis.

Características da conta PJ tradicional

  • Você precisa ir presencialmente até uma agência bancária e acompanhar todo o processo de retirar senha, aguardar em filas, ser direcionado ao gerente para, então conversar com ele sobre a possibilidade de abrir uma conta PJ;
  • Eventualmente, se precisar fazer alguma transação, será necessária sua ida até a agência para aprovação do processo e assinaturas de documentos;
  • Transações como transferências e pagamentos podem ser feitas na agência, mas também através de aplicativos ou pela internet.
  • As taxas de manutenção costumam ser elevadas.

Quais seriam os principais passos para abrir uma conta digital PJ?

  1. Escolha o banco de sua preferência: hoje no mercado há consideráveis opções sobre conta digital PJ. Nubank, Banco Inter, Neon e Banco Original são algumas instituições que fazem este tipo de serviço e veremos mais detalhes adiante.
  2. Acesse a plataforma do banco escolhido: em um local com internet, acesse o site do banco que você escolheu. É importante também baixar o aplicativo no celular. Normalmente, quando um acesso é feito na internet/ computador, o banco pede algumas confirmações de senha pelo aplicativo do celular.
  3. Separe os documentos exigidos para a abertura da conta PJ: em geral, os principais documentos necessários para conseguir obter uma conta digital PJ são: RG, CPF, número do CNPJ e comprovante de residência.
  4. Faça o cadastro solicitado pelo banco: em geral, os bancos pedem para que você fotografe seus documentos, tire uma foto sua – no estilo selfie mesmo -, e escreva de duas a três vez a sua assinatura, como está no seu documento, para garantir autenticidade. Essa assinatura também precisa ser fotografada e enviada.

Atenção para o momento certo de abrir uma conta digital PJ

Muitas vezes, a decisão por abrir uma conta PJ vem quando o empreendedor está planejando, organizando e gerindo seu fluxo financeiro. É quando também ele já passou pelo estágio de abrir um CNPJ e pensa em expandir seu negócio. Mas neste processo todo, muitas perguntas acabam aparecendo. Então, é necessário ter em mente os apontamentos abaixo:

  • Recomendações de especialistas: os profissionais que trabalham cotidianamente com o universo de finanças e empreendedorismo recomendam com muita firmeza que é necessário separar as finanças pessoais das finanças do seu negócio;
  • Gestão do tempo: pense em usar o seu tempo a seu favor. Se a sua agenda está bagunçada, você não tem dias específicos para fazer pagamentos, e transações, este é um bom momento para você abrir uma conta digital PJ. Escolher dias certos para cuidar de assuntos financeiros libera seu tempo para que você cuide de outras áreas do seu negócio.

Quem é MEI pode ter uma conta digital PJ?

Assim como nas modalidades de Sociedade Limitada e Sociedade Anônima, a resposta é sim!

Neste caso, você é um Microempreendedor Individual (MEI), ou seja, é um empreendedor que está à frente de um pequeno negócio e faz tudo sozinho ou, então com no máximo um funcionário.

Você pode ser um cozinheiro, artesão, um músico, costureiro, marceneiro, dançarino, ou jornalista, por exemplo, e pode arrecadar por ano a quantidade de R$ 81 mil.

E sendo MEI, você também tem direito a:

  • aposentadoria;
  • auxílio doença;
  • auxílio maternidade;
  • facilidade na aberturas de contas e obtenção de crédito;
  • emissão de notas fiscais;
  • redução do número de impostos.

E quais as principais contas digitais PJ?

Banco Inter: Permite a abertura de conta digital para PJ de forma 100% gratuita. Esse banco oferece, por mês, 100 transferências (TED), 100 emissões de boletos, folha de pagamento ilimitada, saque livre e cartão Mastercard (débito).

Nubank: Possibilita a transferência gratuita (para contas Nubank e outros bancos), quitação de tributos e boletos, depósitos. Além disso, essa conta disponibiliza a função “cobrar dinheiro”.

Neon: Oferece serviços de manutenção da conta, cartão de débito e cartão virtual totalmente gratuitos. A emissão de boletos e transferências, por outro lado, são pagos. Contudo, os valores são muito abaixo dos bancos tradicionais.

Banco Original: Cobra uma taxa de R$ 39 por mês. Libera saques ilimitados (BO), seis saques mensais em Banco24Horas, cinco transferências, (TED), 10 transferências entre contas do Banco Original, 20 pagamentos.

Em suma, saltam aos olhos as vantagens de se abrir uma conta digital PJ. O segredo está em prestar atenção nos passos da abertura, nas características e vantagens equiparadas ao seu perfil. Não tem mistério. E você já está preparado para abrir a sua?