O brasileiro já cansou-se de pagar as taxas de anuidade exorbitantes que são cobradas pelos bancos tradicionais. Isso porque já está na cabeça de todos que as instituições lucram (e muito!) a cada utilização do cartão e pagar apenas para guardá-lo na carteira não parece das situações mais desejáveis.

E quando falamos de cartões internacionais sem cobranças de taxas abusivas, dois dos bancos digitais mais populares do Brasil, o Nubank e o Neon também saem na frente oferecendo um cartão de crédito internacional totalmente gratuito e com taxas de juros menores do que as tradicionalmente aplicadas pelo mercado.

Abaixo, iremos mostrar o motivo pelo qual se consolidaram como marcas sólidas e atrativas para o consumidor. Então, venha conosco e confira a comparação que fizemos entre os cartões de crédito e tire suas conclusões sobre qual será o melhor para você. Venha!

Conheça um pouco mais sobre cada operadora de cartão de crédito

Antes de tudo, é preciso saber que tanto o Nubank quanto o Neon estão longe do que muitos chamam de aventureiros. São instituições sólidas e já cravaram raízes no mercado.

O Nubank é o mais velho deles, nascido em 2013, em São Paulo, oferecendo como grande trunfo um cartão de crédito internacional que não cobrava anuidade de seus clientes. Em 2017, após receber do Banco Central o aval para atuar como banco no país, a empresa lançou a NuConta, já se posicionando como uma das maiores do mercado.

Contando com Pedro Conrade como CEO e também com sede em São Paulo, o Neon Pagamentos S.A surgiu em 2016 e teve seus serviços bancários e parte da startup liquidados pelo Banco Central do Brasil. Porém, em 2018, a empresa anunciou uma parceria com o tradicional Banco Votorantim e se tornou uma fintech totalmente voltada para os meios digitais.

Qual a principal vantagem que os bancos oferecem nos cartões de crédito?

Tanto Neon, quanto Nubank destacam-se por seguirem à risca a ideia de banco digital inclusive na modalidade crédito, não cobrando anuidade nas modalidades e disponibilizando cartões internacionais.

Além de serem sem tarifas, sem filas e sem burocracia, ambos são contactless. Ou seja, você só vai precisar aproximar o cartão da maquininha para completar a transação. Vale lembrar que os cartões também são virtuais.

Outras vantagens dos cartões de crédito?

Por já estar no mercado, o Nubank sai na frente do Neon, não só por sua popularidade no Brasil, mas, principalmente, por oferecer a opção de desconto quando você realiza a antecipação de parcelas. Além disso, o “roxinho” tem um programa especial, o Nubank Rewards, que a cada um real gasto é convertido em um ponto que nunca expira e pode ser utilizado em parceiros. O programa é optativo e custa 12x R$ 19 ou R$ 190.

Nesse caso, o Neon ainda engatinha, não oferecendo nenhum benefício além dos habituais, como ser internacional e sem anuidade.

Quais são as bandeiras desses cartões?

Os cartões do Nubank são da bandeira Mastercard, que é uma das mais tradicionais do mundo. Aceito na maioria dos estabelecimentos, a cobertura do cartão é alta. Além disso, você pode aproveitar as vantagens do Mastercard Surpreenda, que possui descontos em empresas parceiras e ainda com seus pontos acumulados, você compra um produto e o outro pode sair de graça.

O Mastercard Surpreenda é um programa de pontos onde você cadastra o seu cartão e ganha 1 ponto toda vez que usar não importando se o valor da compra, além disso a partir de 5 pontos, você pode comprar produtos selecionados de empresas parceiras e levar outro.

No caso do Neon, o cartão de crédito é da bandeira Visa, a bandeira que mais emite cartões no mundo. Ter um deles na carteira é sinônimo de tranquilidade, uma vez que você tem sempre a certeza de que haverá um estabelecimento por perto onde você pode usar seu cartão.

Quem adere ao cartão também automaticamente está inscrito no programa de fidelidade Vai de Visa, que dá descontos que são validados por meio do Checkout na hora da compra.

Suas vantagens beneficiam principalmente aqueles que amam viajar, pois a bandeira se preocupa com o conforto dos mesmos. Confira.

  • Aceito em mais de 200 países;
  • Oferece desconto em lojas físicas e online, tanto na área da alimentação, vestuário, viagens, etc.
  • Possui o programa de fidelidade: Vai de Visa que dá descontos que são validados por meio do Checkout na hora da compra;
  • Acesso a salas Vip em aeroportos;
  • Serviço de Assistência de Viagem:
  • A Visa disponibiliza uma central 24/7 para que você tenha informações sobre onde deseja viajar. Mapas, câmbio, preocupações médicas, vistos e etc.
  • Visa Checkout: Um método simples e seguro que a Visa oferece como forma de pagamento para quem compra online.
  • Substituição Emergencial do Cartão: Um serviço Visa para caso você perca seu cartão pelo mundo e necessite de outro.

Como faço para pedir um cartão de crédito no Nubank e no Neon?

Para ter o cartão de crédito do banco Neon é necessário prioritariamente ter uma conta digital, que é aberta sem muitas complicações e não possui tarifas para sua manutenção. No caso do Nubank, não é necessário passar pela Nuconta, porém o cliente pode optar por fazê-la, uma vez que é similar à conta do concorrente (como você pode conferir no nosso post sobre as contas digitais de cada um deles)

Porém, em ambos os casos, você pode abri-las enquanto está sentado em seu sofá. Basta baixar o aplicativo para Android ou iOS e ter em mãos o RG e um comprovante de residência em seu nome. Depois, é só seguir passo a passo do procedimento para concluir sua solicitação de abertura de conta, que será analisada e terá retorno em até sete dias. Após ter sua conta, só pedir para incluir a função crédito nela. Tudo pelo app.

Outras diferenças e taxas

Chegou na parte que mais interessa a todos: as tarifas. Então, vamos detalhar cada uma delas para você escolher qual cartão de crédito é melhor para seu bolso.

Neon

  • Anuidade: gratuita
  • Multa de atraso: 2%
  • Juros do rotativo: 13,9% ao mês
  • Compras internacionais: PTAX Venda + 4%
  • IOF: 6,38%

QUERO SABER MAIS

Nubank

  • Anuidade: gratuita
  • Multa de atraso: 2%
  • Juros do rotativo: 2,75% – 14% ao mês
  • Compras internacionais: PTAX Venda + 4%
  • IOF: 6,38%

QUERO SABER MAIS

E agora, qual escolher?

Além de ser o cartão mais popular do país, o Nubank oferece mais benefícios na modalidade crédito, incluindo um programa de fidelidades que o Neon não possui. Agora que conferiu nosso guia completo, basta escolher qual melhor cai em seu bolso. Aproveite!